Assistir televisão pela internet é algo já muito feito pelas pessoas; porém, a maioria costuma simplesmente escrever o site da emissora no navegador ou mesmo procurar por sites que reproduzam a programação.
No entanto, existe uma variedade de TV por streaming que já faz sucesso e oferece muito mais qualidade de imagem som: o IPTV.
Na maioria dos casos, a programação precisa de conexão com a internet para ser acessada, mas há quem use essa tecnologia mesmo estando desconectado.
O que é IPTV?
A sigla “IP” (Internet Protocol) já adianta do que se trata este serviço: é uma transmissão de televisão que fornece a programação via IP, ou seja, uma plataforma conectada à internet.
Destaca-se que não se trata de uma emissora ou coisa parecida: é um sistema de streaming no qual os internautas encontram canais que já existem, até mesmo os que são de TV a cabo.
Vários aplicativos já foram criados para transmitir IPTV, demonstrando que essa tecnologia está sendo conhecida em mais países.
No Brasil, por exemplo, é possível encontrar diversas opções ao fazer uma busca rápida na web.
Como funciona a transmissão de IPTV?
Para o sistema IPTV transmitir os canais, é preciso unicamente existir uma conexão com a internet.
Se a pessoa baixou um aplicativo desenvolvido para transmitir o sinal, ou se possui um aparelho receptor instalado, ela poderá assistir à programação disponibilizada pela lista de canais IPTV.
Um das razões para que os internautas gostem tanto desse estilo de televisão é que eles têm completo domínio sobre o que vão assistir.
Basta que eles selecionem o canal que desejam, como fazem na sua televisão comum ou até na Netflix.
tipos de conteúdo oferecidos no sistema IPTV
Dá para associar a IPTV a um plano de televisão a cabo: canais de todos os assuntos podem ser encontrados, o que não quer dizer que seja sempre legal.
Com essa TV virtual, os internautas conseguem até assistir a canais pagos, mas sem a necessidade de pagar uma assinatura: é claro que isso constitui pirataria.
Mas ao contratar um plano de IPTV, o cliente tem à disposição uma relação de canais nacionais e internacionais de:
- Esportes
- Filmes
- Documentários
- Noticiários
- Séries e seriados
- Desenhos animados
- Música
- Novelas
- Religiões
Como assinar um plano de IPTV?
Como dito, a plataforma IPTV pode ser usada para a pirataria, o que pode ocasionar problemas legais para o internauta e para quem distribui os conteúdos.
Entretanto, atualmente é possível encontrar no mercado diversas empresas legalizadas que oferecem o serviço de IPTV pago.
Antes de contratar um plano, no entanto, é recomendável pesquisar informações sobre a qualidade do sinal, o número de pontos que podem receber a programação, bem como a lista de canais IPTV.
O que são listas de canais IPTV?
Assim como é comum nas operadoras de TV a cabo, as empresas que oferecem serviços de TV por streaming possuem uma lista de canais IPTV.
Podemos dizer que esse é o grande diferencial para chamar a atenção dos consumidores, uma vez que existem listas realmente imensas.
Para se ter uma ideia, há empresas oferecem até 16 mil canais em um plano de IPTV. Como falamos, é possível assistir de tudo: esportes, filmes, novelas, séries, desenhos animados, programas de culinária, canais religiosos e muito mais.
Fica até desleal comparar com uma TV por assinatura convencional, em que muitas vezes a lista não chega a 80 canais.
Em quais dispositivos é possível assistir IPTV?
Dá para assistir IPTV em qualquer Smart TV, desde que haja conexão de internet.
Também é possível assistir aos canais usando o smartphone, computador, notebook ou tablet, desde que os dispositivos tenham aplicativo de IPTV instalado.
Deixe um comentário