Que o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos melhores sistemas públicos de saúde do mundo todos sabemos, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o atendimento.
Por isso, esse post tem como objetivo responder as perguntas mais comuns em relação ao seu funcionamento. Confira abaixo sobre os temas que serão tratados no artigo:
- O que é o SUS?
- Quem tem convênio particular pode usar o SUS?
- Como se cadastrar?
- Como ter a carteirinha do SUS
O que é SUS?
O Sistema Único de Saúde é um dos principais sistemas de saúde mundiais. Através dele, é garantido a todo cidadão o direito ao acesso à saúde, independente da classe, sexo, cor, condição financeira e opção sexual.
O atendimento é abrangente, e vai desde os procedimentos mais simples até os mais complexos, garantindo assim um direito do cidadão brasileiro, proporcionando acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação.
Para ter acesso ao o serviço, é necessário que o cidadão se cadastre no sistema, e diferente de toda a burocracia que ronda os processos brasileiros, se inscrever no SUS é muito simples.
Quem tem convênio particular pode usar o SUS?
Uma das grandes dúvidas sobre o SUS é se quem tem convênio particular pode usar o sistema.
A resposta é muito simples: sim, quem paga convênio médico pode usar o SUS, afinal, trata-se de um direito de todo brasileiro.
O paciente que possui plano de saúde e necessita usar o serviço do SUS, seja porque o convênio não possui a especialidade necessária, seja pela demora na liberação ou por questões emergenciais, não será tratado de forma diferente dos demais.
O que difere é apenas a relação entre o SUS e o convênio particular, pois este deverá ressarcir o Sistema Único de Saúde caso o procedimento utilizado seja complexo ou demande materiais e medicamentos.
Vale lembrar que, se um paciente que possui convênio for utilizar o SUS e este atendimento for negado, ele pode exigir o seu direito como cidadão brasileiro e acionar a polícia para mediar a situação.
Como fazer a carteirinha do SUS?
Para fazer o cadastro e ter a carteirinha do SUS, basta ir até a secretária municipal de saúde, a um posto de saúde, a um centro de saúde ou a alguns hospitais específicos.
É necessário apresentar os documentos abaixo:
- RG
- CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Número de PIS/PASEP
O cadastro tende a ser rápido, e em poucos minutos o cartão do SUS será impresso e entregue à pessoa. Ele contém seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e a numeração referente ao seu cadastro no SUS.
Segunda via carteirinha do SUS
Você se cadastrou no SUS, mas por algum motivo perdeu a carteirinha e não se lembra da numeração?
Antes de tudo, tenha em mente que caso seja um atendimento emergencial, você poderá utilizar o serviço do SUS levando apenas o RG – mas apenas em casos emergenciais.
Agora, se você deseja a segunda via da carteirinha do SUS, saiba que é muito simples fazer.
Acesse o site oficial do SUS e siga o procedimento para fazer um novo cadastro, informando todos os seus dados corretamente.
Ao clicar para fazer o pré-cadastro, será informado que você já está cadastrado (o número da sua carteirinha aparecerá junto à mensagem).
Em seguida, basta logar com o número da carteirinha do SUS e a sua senha. Depois disso, verifique a seção “acesso restrito” e escolha a opção “Impressão do cartão nacional de saúde em papel A4”.
Deixe um comentário