No Brasil, existem diversos programas sociais que visam auxiliar aos individuas a ter uma melhor qualidade de vida, dessa forma os benefícios vão desde a preservação do meio ambiente, até isenção em tarifas de ônibus.
Assim, os principais programas sociais do governo federal são:
Bolsa família
Transferência de renda para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica, como pobreza ou extrema pobreza. Para ter acesso ao Bolsa Família, as famílias devem assegurar a frequência escolar das crianças e adolescentes de até 15 anos. O valor do benefício varia.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)
Tem como objetivo retirar crianças e adolescentes do trabalho infantil, concedendo bolsas mensais para a reintegração da criança e do adolescente novamente ao ambiente escolar, promove também atividades culturais e esportivas.
ProUni
Criado para garantir o ingresso de alunos no ensino superior através de bolsas de estudos parciais ou integrais.
Farmácia Popular
O beneficiário tem acesso a medicamentos gratuitamente ou com desconto, porém para ter acesso aos medicamentos, é necessário possuir a receita médica.
Minha Casa Minha Vida
Auxilia famílias de baixa renda na compra da casa própria, subsidiando as famílias.
Carteira do Idoso
Benefício que concede a idosos com mais de 60 anos, gratuidade ou desconto em até 50% em passagens interestaduais. Para ter acesso é necessário a comprovação de renda.
O que são programas sociais?
Programas sociais são iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida dos indivíduos de uma sociedade, sempre objetivando atender a uma necessidade da população ou amenizar problemas sociais recorrentes, como violência, pobreza, trabalho infantil entre outros.
Como participar dos programas sociais brasileiros?
No Brasil, existem os diversos programas sociais, dessa forma, cada programa social possui uma particularidade no tocante ao cadastro. Dessa forma, a maneira mais efetiva para se assegurar a participação em um programa social, é procurar auxilio em instituições governamentais da sua comunidade, como no Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).
Você também pode ter acesso a programas sociais através do Cadastro Único, que é utilizado como base a aquisição de diversos programas sociais no Brasil.
Nele, vão constar informações importantes como: escolaridade, renda, características da residência entre outros.
Quem tem acesso aos programas sociais?
Em território brasileiro, todos aqueles que se encontram em vulnerabilidade econômica ou social têm direito aos programas sociais.
Através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) é possível solicitar a participação em programas sociais através do cadastro único. O telefone Bolsa Família também é uma forma contato eficiente para obter informações sobre o programa de complemento de renda do governo.
Também têm acesso aos benefícios concedidos pelo governo, idosos e portadores de doenças mentais, que em muitas situações se encontram em algum tipo de vulnerabilidade.
As crianças e adolescentes também podem ter acesso à programas sociais, porém necessitam da presença de um adulto para realizar a inscrição em algum programa.
Vale lembrar que todo e qualquer indivíduo que vive em meio social, e se encontra em alguma situação de vulnerabilidade, seja econômica ou social, pode ter acesso à um programa social, onde pode buscar assistência para obter uma melhor qualidade de vida.
Deixe um comentário